Manifestos de transporte de resíduos – MTR
OS RESÍDUOS SÓLIDOS ESTÃO EM POSIÇÃO DE GRANDE DESTAQUE!
Embora a lei 12.305/2010 disponha de princípios, objetivos e instrumentos, bem como diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, muitas empresas ainda não possuem controle sobre seus resíduos gerados, tampouco rastreabilidade no processo de destinação.
Em 2021 a emissão do Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR passou a ser obrigatória em âmbito Nacional com a instituição do SINIR – Sistema Nacional de Informações Sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos, totalmente informatizado.
O MTR é o instrumento que regula todo o processo de destinação do resíduo, dando clareza a sua caracterização, identificando o Gerador, Transportador e Destinador final.
Alguns Estados do Brasil já possuíam um sistema informatizado para emissão e gerenciamento de MTR’s antes de 2021, como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O SINIR foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente para regularizar a situação dos Estados em que não haviam sistemas implementados e interagir com as plataformas já existentes.
O SINIR dispõe também de facilidades para emissão do Inventário de resíduos sólidos, demanda proveniente da legislação, pois armazena em sua base de dados todos os registros dos manifestos de transportes de resíduos sólidos emitidos.
É importante ressaltar que, embora haja um sistema informatizado, todas as demais obrigações decorrentes da lei 12.305, como o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, continuam em vigor e devem ser atendidas.
A Verde Granado possui uma equipe preparada para gerenciar os resíduos da sua empresa, com expertise no assunto dispõe de métodos e procedimentos totalmente inovadores para trazer a tranquilidade que o seu empreendimento precisa.
Equipe Verde Granado