Uma tendência que veio para ficar – Environmental, social and corporate governance – ESG
Uma tendência de mercado que veio para ficar! O ESG pautado nos pilares Ambiental – Social – Governança já é realidade entre grandes empresas.
Uma tendência de mercado que veio para ficar! O ESG pautado nos pilares Ambiental – Social – Governança já é realidade entre grandes empresas.
O ESG tem amplas frentes estratégicas de benefícios alcançáveis. A Blackrock, uma das maiores gestoras de ativos do mercado global é um exemplo de aplicação desse importante programa, que vislumbra resultados como a Neutralidade em Carbono, como observa-se no trecho da matéria publicada:
[…]A BlackRock está comprometida com a meta global para uma transição justa e equitativa para a neutralidade em carbono. À medida que a transição para a neutralidade em carbono redefinir a economia global, oportunidades significativas serão criadas para os investidores.[…] (Fonte: Global Executive Committee da BlackRock – Site Blackrock – 2020)
Mas afinal o que é ESG?
Em tempos de Globalização, as expectativas sobre o papel das organizações estão mudando. Hoje, o desempenho de uma empresa é avaliado não apenas pela sua lucratividade, valor de mercado ou inovação, mas também sobre a forma como ela se relaciona com os aspectos econômicos, culturais, sociais e ambientais na sua área de influência. As ações estratégias que as empresas desenvolvem ao considerar a abrangência de suas atividades nesses campos estão contidas dentro do escopo conhecido como Environmental, social and corporate governance – ESG.
Trata-se de um conceito correlacionado a uma rede de interesses e de fatores, que se vincula diretamente aos aspectos Ambiental, Social e Governança.
O ESG vem ganhando expressão com grandes agentes globais adotando o conceito como critério para comprar ações de empresas ou realizar investimentos com o objetivo de atuação sustentável no mercado. Mas afinal, o que é ESG e quais são seus reais benefícios?
Partindo do aspecto Ambiental um programa ESG tem a capacidade de medir o desempenho de uma organização mitigando riscos ambientais de degradação, gerenciamento dos controles de poluição por emissões gasosas, uso de energia renovável, gestão inteligente de resíduos e até mesmo o uso consciente de recursos hídricos.
Com referência ao aspecto Social é possível realizar a interação da empresa com os seus diferentes públicos (comunidades, funcionários, fornecedores e clientes) ao entorno do seu campo de atuação, podendo então traçar estratégias assertivas associadas ao seu segmento.
A Governança então surge como aspecto de gestão nas esferas de liderança, definição de diretrizes executivas no controle de riscos e compliance para proteger os direitos de acionistas e demais stakeholders.
Os benefícios do ESG podem ser percebidos na Construção de uma marca sólida e confiável, com retornos financeiros consistentes, no estabelecimento de padrões de atuação de mercado a serem seguidos. Uma empresa que adota o ESG também se torna mais atraente para investidores, potencializa o aumento de receitas com redução de custos e identifica oportunidades estratégicas de mercado.
Equipe Verde Granado.